Inventor Africano cria Impressora 3D de $100

Kodjo Afate Gnikou, um genial inventor de Togo, na Africa Ocidental, construiu uma Impressora 3D de $100 com peças de scanners, computadores, impressoras e outros lixos eletrônicos. A Impressora DIY (Faça Você Mesmo) custa uma fração daquelas atualmente no mercado e previne que essas peças cheguem até os lixões, o que é uma ótima notícia para o meio ambiente e nosso bolso.

O descarte de equipamentos eletrônicos é um dos tipos de lixo que mais cresce no mundo, por causa da crescente substituição dos "velhos" pelos modelos novos. Os consumidores cada vez mais estão comprando os modelos do ano e jogando fora os (não tão) obsoletos. Por isso Kodjo decidiu utilizar peças descartadas para criar essa impressora super barata.


Ele é parte do WoeLab, um da cidade de Lomé. e tem grandes planos para seu projeto de reciclagem. De acordo com sua página de financiamento coletivo (crowdfunding), ele está trabalhando com a FacLab-France no WATAFE para o projeto Marte, que tem como foco a fabricação de máquinas a partir de materiais reciclados, a fim de preparar para as missões em Marte. Sistemas como impressoras 3D podem se tornar parte crucial par a continuação das missões no Planeta Vermelho.

Sua impressora 3D foi praticamente montada a partir de peças encontradas no lixão de Lomé, mas algumas ele teve que comprar. O sistema inteiro custa por volta de $100, o que é uma barganha comparado com os milhares de dólares que vemos por aí.

Gnikou também comenta em sua página que ele "irá colocar a tecnologia nas mãos dos necessitados e dar à Africa a oportunidade para não mais ser uma espectadora mas para ter o papel principal em uma virtuosa revolução industrial".


Para apoiar o projeto de Gnikou, clique aqui.

Ulule

Fonte: [West African Inventor Makes a $100 3D Printer From E-Waste | Inhabitat - Sustainable Design Innovation, Eco Architecture, Green Building]